Comissão de Representantes de Áreas e Comissão de Empregados
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

OLT - Organização por Local de Trabalho - Artigo 1

Ir para baixo

OLT - Organização por Local de Trabalho - Artigo 1 Empty OLT - Organização por Local de Trabalho - Artigo 1

Mensagem por Admin Qui Jan 24, 2013 11:07 pm

OLT é a sigla de Organização no Local de Trabalho, a Constituição Federal deve garantir o direito à organização dos trabalhadores no local de trabalho. A legislação deve regulamentar a aplicação desse direito.

Os sindicatos/centrais devem ter o papel de organizar/fiscalizar as eleições para a comissão.

A Comissão de Representantes é peça chave na definição do "sindicato mais representativo" por sua vez figura principal da negociação coletiva.

Quando se fala em Organização por Local de Trabalho (OLT), imediatamente pensamos em uma estrutura burocrática, formada por trabalhadores eleitos que se reúnem periodicamente para discutir seus problemas. Nada mais falso! Dentro de nossa concepção, vemos as OLT’s como um espaço de luta tanto para resistir à exploração do capital, a luta econômica e sindical, como para também torná-las organismos que desenvolvam a consciência de classe e despertem os trabalhadores para a luta política e para a luta pelo socialismo. Diferenciamo-nos, portanto, das OLT’s cujo principal objetivo é o de agirem como órgãos de conciliação de classe, que têm sido usadas para negociar a retirada de direitos.

Como dentro das empresas não existe democracia, pois impera a ditadura do capital, este se serve da ameaça de demissão como forma de disciplinar os trabalhadores e obter destes o compromisso de “vestirem a camisa da empresa”. Portanto, não é possível derrotar a burguesia, se não estivermos organizados nos locais de trabalho. Essa atuação deve estar alicerçada em duas frentes. Uma clandestina, formada pelos trabalhadores mais conscientes, cuja tarefa é a de fazer o trabalho político e ideológico no interior das empresas. Seu papel é o de planejar a atuação dos militantes visando organizar e elevar a consciência dos trabalhadores. Outra frente é a legal, que utiliza os espaços como Cipa’s, comissões de fábricas, delegados sindicais, para exercer sua atuação e ampliar o alcance de seu trabalho. A vantagem desses espaços é que podem facilitar o trabalho em categorias nas quais a direção do sindicato está queimada.

A atuação em sindicatos deve estar alicerçada na presença nessas comissões, inclusive para ter condição de eleger direções mais combativas. Num contexto de crescente adoecimento profissional, essas comissões, principalmente as Cipa’s, podem cumprir um destacado papel. É preciso deflagrar uma campanha de organização de Cipa’s, divulgando a legislação sobre as mesmas, entre outras iniciativas. Se o importante para construir as OLT’s é ter iniciativa política, é preciso começar identificando as dificuldades que existem em nossa atuação para podermos superá-las.

São inúmeros e cada vez maiores os problemas encarados pelos trabalhadores em seus locais de trabalho. Os sindicatos em sua maioria, operando na lógica da colaboração de classe, passaram a aceitar essa medida sem resistir, chegando em muitos casos a negociá-las com o capital.

Aos trabalhadores não resta outro caminho se não o de resistir a tais ataques. Onde os sindicatos são atuantes e comprometidos com os seus interesses, os trabalhadores têm sido capazes de encarar essa situação e até impor algumas derrotas ao capital. Porém, onde os sindicatos fazem o jogo patronal, aceitando a aplicação de tais políticas, a luta se torna mais dura e difícil. Mas tanto em um caso como em outro, os trabalhadores serão capazes de resistir ao avanço do capital contra nossos direitos se a luta começar no local mesmo onde a exploração acontece: nas empresas.


COMO ORGANIZAR OS TRABALHADORES?

Não existe uma forma infalível para todas as situações. Em geral, o trabalho de organização desenvolve-se:

1-Observando as contradições em cada local e estimulando os trabalhadores a desenvolverem ações para resolvê-las a seu favor;

2-Estimulando os trabalhadores a se associarem nas comissões e no sindicato;

3-Estimulando os trabalhadores a adquirirem uma boa cultura geral;

5-Estimulando a solidariedade de classe;

6-Mostrando as condições de vida dos diretores e cargos de chefia e sua relação com a nossa;

7-Combatendo o conformismo.
*Saiba mais:
http://centrodeestudossindicais.wordpress.com/2010/04/02/olt-%E2%80%93-organizacao-no-local-de-trabalho/


Última edição por Admin em Sáb Jun 13, 2015 5:50 pm, editado 1 vez(es)

Admin
Admin

Mensagens : 145
Data de inscrição : 14/01/2013

https://comissaoras.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

OLT - Organização por Local de Trabalho - Artigo 1 Empty Re: OLT - Organização por Local de Trabalho - Artigo 1

Mensagem por Admin Sáb Jun 13, 2015 5:48 pm

Já passou da hora de lutarmos pela OLT. Vamos retomar o tema.

Admin
Admin

Mensagens : 145
Data de inscrição : 14/01/2013

https://comissaoras.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos