Seis dicas simples para ser um bom chefe
Seis dicas simples para ser um bom chefe
1) Gerencie sua equipe, não os números
Os gerentes convencionais acreditam que os números são o mais importante. Dessa forma, eles gastam muito do seu tempo olhando gráficos e falando sobre números. No entanto, todos os números em qualquer negócios resultam no quão bem você lidera a sua equipe. A única maneira de obter números melhores é melhorando a performance da da equipe.
2) Tenha métricas simples e relevantes
Ainda que os seus funcionários sejam mais importantes que os números, você precisa encontrar a melhor maneira para medir a performance deles. Essas métricas precisam estar próximas dos comportamentos que você está tentando estimular e serem simples o suficiente para todos entenderem facilmente. Medições de desempenho complexas inevitavelmente irão criar confusão entre os funcionários e uma sobrecarga mental desnecessária.
3) Tenha uma prioridade por funcionário
Se tudo é prioridade, nada é prioridade. O conceito de prioridade significa que apenas uma coisa é mais importante do que todas as outras. É o seu trabalho dizer o que é mais importante para cada profissional.
4) Nunca descarregue suas emoções em um profissional
A equipe entende que os chefes são humanos e são pressionados a todo momento. Eles sabem que você fica frustrado, bravo e etc. Mesmo assim, você não pode explodir com alguém da sua equipe ou fazer uma observação que possa ser prejudicial para o seu desempenho. Esse tipo de ferida dificilmente cicatriza e apodrece com um ressentimento secreto. Você não precisa ser perfeito (e nem conseguiria), mas lembre-se que seus funcionários não são o seu saco de pancadas.
5) Se auto-avalie pelo seu pior funcionário
Os chefes costumam medir a sua performance pelos melhores funcionários. No entanto, você pode já ter contratado pessoas muito boas, em que o sucesso é muito provável. Você só conseguirá testar a sua capacidade de gestão se conseguir lidar com os seus piores funcionários e fazê-los crescer.
6) Dê recompensas superiores à média
Não adianta querer um funcionário extremamente bom e não pensar que ele abrirá mão de um bom salário, comissões e benefícios. Se você pagar salários médios, acabará com funcionários medianos. E não adianta achar que as pessoas precisam ter outras motivações. Se você tiver bom senso, saberá que um bom salário é uma das recompensas para um bom profissional. E caso continue achando o contrário, ele vai achar alguém que entenda isso em outro lugar.
Os gerentes convencionais acreditam que os números são o mais importante. Dessa forma, eles gastam muito do seu tempo olhando gráficos e falando sobre números. No entanto, todos os números em qualquer negócios resultam no quão bem você lidera a sua equipe. A única maneira de obter números melhores é melhorando a performance da da equipe.
2) Tenha métricas simples e relevantes
Ainda que os seus funcionários sejam mais importantes que os números, você precisa encontrar a melhor maneira para medir a performance deles. Essas métricas precisam estar próximas dos comportamentos que você está tentando estimular e serem simples o suficiente para todos entenderem facilmente. Medições de desempenho complexas inevitavelmente irão criar confusão entre os funcionários e uma sobrecarga mental desnecessária.
3) Tenha uma prioridade por funcionário
Se tudo é prioridade, nada é prioridade. O conceito de prioridade significa que apenas uma coisa é mais importante do que todas as outras. É o seu trabalho dizer o que é mais importante para cada profissional.
4) Nunca descarregue suas emoções em um profissional
A equipe entende que os chefes são humanos e são pressionados a todo momento. Eles sabem que você fica frustrado, bravo e etc. Mesmo assim, você não pode explodir com alguém da sua equipe ou fazer uma observação que possa ser prejudicial para o seu desempenho. Esse tipo de ferida dificilmente cicatriza e apodrece com um ressentimento secreto. Você não precisa ser perfeito (e nem conseguiria), mas lembre-se que seus funcionários não são o seu saco de pancadas.
5) Se auto-avalie pelo seu pior funcionário
Os chefes costumam medir a sua performance pelos melhores funcionários. No entanto, você pode já ter contratado pessoas muito boas, em que o sucesso é muito provável. Você só conseguirá testar a sua capacidade de gestão se conseguir lidar com os seus piores funcionários e fazê-los crescer.
6) Dê recompensas superiores à média
Não adianta querer um funcionário extremamente bom e não pensar que ele abrirá mão de um bom salário, comissões e benefícios. Se você pagar salários médios, acabará com funcionários medianos. E não adianta achar que as pessoas precisam ter outras motivações. Se você tiver bom senso, saberá que um bom salário é uma das recompensas para um bom profissional. E caso continue achando o contrário, ele vai achar alguém que entenda isso em outro lugar.
Fonte: Por Geoffrey James, coluna "Sales Source", da revista Inc.
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